quarta-feira, 7 de Abril de 2010

A historia da ginastica acrobatica


A Ginástica, tal como se conhece hoje, tem uma origem recente, tendo surgido no início do século XIX e desenvolvendo-se rapidamente até ao nível que conhecemos hoje. No entanto, ela já existia na antiguidade, onde a exercitação do corpo foi desenvolvida devido às constantes rivalidades entre as cidades e povos, e os exercícios eram praticados com objectivos militares. Foi nessa altura que foi utilizada pela primeira vez a palavra ginástica. O termo “Ginástica” provém da palavra grega “Gymnos” que significa “Nu”, o que se deve ao facto de, na antiguidade clássica, este tipo de actividade se praticar sem qualquer peça de roupa, sendo considerada por isso uma actividade exclusivamente masculina.
Foi na Suíça, em 1832, que se formou a primeira Federação de Ginástica. Nesse mesmo ano foi organizada a primeira grande Festa Gímnica Federal (Turnfest) em Aarau, que desde então se repete todos os anos. A partir deste evento, o desenvolvimento e crescimento da ginástica foi enorme.
Em 1881, surge a Federação Europeia de Ginástica, que mais tarde passou a designar-se por Federação Internacional de Ginástica. O primeiro Torneio Internacional realizou-se em Invers, no ano de 1903, passando em 1934 a designar-se por Campeonato do Mundo.
Em Portugal, só em 1950 surgiu a Federação Portuguesa de Ginástica, que com o passar dos anos se dividiu em duas Federações distintas: Federação Portuguesa de Ginástica e Federação Portuguesa de Trampolins e Desportos Acrobáticos.
A Federação Internacional de Ginástica considera duas grandes áreas da Ginástica: uma vertente não desportiva, que se chama Ginástica Geral e é de participação recreacional; e uma vertente desportiva, onde se englobam todos os tipos de Ginástica que já ouviste falar - Ginástica Artística (feminina e masculina), Ginástica Rítmica, Trampolins, Ginástica Aeróbica e Ginástica Acrobática.

Sem comentários:

Enviar um comentário